Projeto de Ciclovia na capital da Venezuela – Caracas, é vencedor no concurso urbanístico.

A proposta de um sistema de ciclovias para a capital da Venezuela, Caracas, projetado pelos arquitetos Andrea Hernández e Criollo Cruz, ganhou o primeiro prêmio na competição Sistema de Transporte Metropolitano, Caracas. As melhores propostas e mais inovadoras desta competição, que visa promover o ciclismo na cidade, foram recentemente distinguidas pelo Presidente da Câmara Metropolitana de Caracas.

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

 

Descrição do Projeto dos arquitetos:

A proposta CCS Bicicleta incorpora dois tipos de circuitos, um expresso e outro recreativo. A via expressa é uma estrada permanente projetada para operação de mobilidade diária de segunda a domingo. Tem 6 circuitos. Tem dois circuitos que operam a uma altitude de 1001mts que vai de leste-oeste da cidade ligando os espaços públicos mais importantes, como o Parque del Oeste, o Calvário, O Parque Caobos, East Park, etc.

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

 

 

Ambos os circuitos são verdes e são moldados por um sistema de elementos urbanos, tais como:
O listrado inteligente, que são listras verdes cuja intensidade indica canais de tráfego constante e se torna mais denso para indicar a abordagem de semáforos, cruzamentos, etc. A ciclovia é o símbolo para uso exclusivo das bicicletas.
A sinalização urbana contempla, luzes especiais, compostos para a passagem de ciclistas e símbolo  indicando estacionamento de bicicletas.

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

 

As barreiras são dois tipos, o perímetro da ciclovia que servem para proteger e alertar os motoristas e excesso de velocidade que impedem motocicletas ou veículos semelhantes de entrar na ciclovia.
Caixas de espera nos semáforos (bike boxes) servem como uma área de espera para os ciclistas e para fazer uma curva ou mudar de direcção. A largura é de 2,50 m e deve ficar antes a faixa listrada.
A ciclovia deve ter uma largura de 1,20 m a 1,50 m. Ele será localizado no lado esquerdo da estrada ou rua ou avenida. No centro da ciclovia será marcado com um ponto branco para não afectar o pavimento existente.

 

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

Bicinodos

São as Metro-bikes (sistema público de aluguel de bicicletas), oferecem estacionamento e ligações aos sistemas de transportes públicos e estão localizadas perto das estações de metrô, paradas de ônibus e Ônibus Metro. A idéia é recuperar espaços residuais dentro da cidade para tornar-se espaços públicos que integre a bicicleta. Os lotes de estacionamento são de três tipos, que pode ser colocados verticalmente dentro de um espaço público existente ou recuperado, a infra-estrutura subterrânea de estacionamento deve ser projetado sobre as estações de metro para locais densificados, e  o indivídual, que não tem custo e pode ser colocados em praças e parques.

BiciBus e Bicivagão

Estes sistemas devem facilitar o transporte dos ciclistas para lugares distantes na Grande Caracas.

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

 

Gestão e financiamento
O sistema vai depender de gestão administrativa da cobertura metropolitana de transporte de quatro corpos dos cinco municípios da Grande Caracas, no entanto, propomos um esquema de gestão descentralizada e co-gestão com os municípios locais, para que a ciclovia como um meio de transporte corresponda a prefeitura metropolitana, enquanto os sistemas de estacionamento público, bem como  bicibuses para prefeituras locais. Nas fases de instalação, tanto da ciclovia e sistema metro, o financiamento viria dos impostos sobre quatro rodas, este imposto seria cobrado pelos municípios locais e direcionado exclusivamente ao financiamento do sistema, destinando metade da taxa anual sobre os veículos particulares com quatro rodas.

 

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(Image: Andrea Hernández & Cruz Criollo)

 

Pertinência e viabilidade do projeto
O grande volume de carros particulares nas estradas de Caracas e sua subsequente ocupação da rede rodoviária da cidade e déficit de transporte público na capital, tornam necessário incorporar novas soluções para a mobilidade dentro do espaço da cidade. A adição de um novo sistema de transporte público em harmonia com a estrutura construída de Caracas como CCS ciclismo pretende sistematizar a relação com a bicicleta e a criação de um sistema de transporte público. O valor médio do tempo de transporte de um lugar para outro de bicicleta na cidade pode garantir as rotas mais rápidas superando o desempenho dos veículos particulares, transportes públicos e até mesmo o metrô, em suas circunstâncias atuais, fazendo com que o novo sistema em uma opção viável para o transporte urbano.

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