Você sabe como são produzidos os capacetes de ciclismo?

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o capacete não é um equipamento obrigatório. No artigo 105 do Código, ele nem é mencionado. Só diz que é obrigatório para as bicicletas a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo. Mas o item é, sim, recomendado.

Segundo o Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, o uso desses equipamentos não tem como ser fiscalizado porque não existe um registro de bicicletas, como as placas. Mesmo assim, todos esses itens são recomendáveis porque o ciclista pode pagar com a vida no caso de um acidente mais grave. Não somos contra quem não usa capacetes, no entanto pensamos que qualquer 1% de vida a ser preservado já é lucro.

Saiba mais como esse acessório é feito:

Forro

O forro é a parte mais importante do capacete, é aquela camada de espuma em que a energia do acidente é administrado. Forros de capacete de bicicleta geralmente são moldados em espuma de poliestireno expandido (EPS). Para os capacetes mais baratos que compõem a maior parte das vendas no mercado, as técnicas são os padrões utilizados em lojas de “espuma” da indústria para fazer todos os tipos de peças de EPS. Os Grânulos de EPS conhecidos como “talão” são colocados num molde e se expandem com vapor e pressão. Embora isso seja feito principalmente na China, existem vários fabricantes europeus e outras grandes empresas nos EUA  que produzem vários milhões de capacetes por ano, entre elas a Bell.

Ainda dentro do mundo EPS, os capacetes requerem reforço interno, os fabricantes usam uma variedade de materiais tais como polipropileno, nylon, ou mesmo metal ou malha de metal para o reforço. O reforço é normalmente fica na parte interna da espuma e o usuário nem percebe que ele está lá, mas é essencial para manter a estrutura do capacete durante um impacto.

Casco

O casco na maioria dos capacetes é produzido a partir de PET selado (o material geralmente utilizado em garrafas descartáveis) ou um plástico similar. Geralmente é colado no revestimento, em seguida cortado em torno da borda para dar a aparência, nos modelos mais caros o casco é incluído no molde. Neste caso, não é necessário cola, uma vez que o casco é ligado ao forro no molde, esta técnica pode produzir capacetes mais resistentes.

Correias

As correias são geralmente feitos de nylon ou polipropileno. Em capacetes onde os cascos são coladas no forro, as correias são ajustadas e fixadas entre o casco e o forro. Isto não é possível quando um capacete é moldado no invólucro, uma vez que o calor do processo de moldagem prejudicaria a correia. Neste caso as correias são adicionadas ao capacete após ele sair do molde, os modelos com cascas duras geralmente têm as alças rebitadas. Ligada à parte traseira do capacete, as correias servem também para estabilizar e promover um perfeito ajuste durante o uso. A fivela é a última parte importante do capacete, e é adicionada quando as correias já estão instaladas.

Montagem

Montagem das peças é o próximo passo. Isso normalmente é feito a mão, e por razões de custo provavelmente bem mais da metade dos capacetes de bicicletas do mundo são feitas na China ou outros países asiáticos. Pelo menos 4 milhões ainda são montados em os EUA, e um número desconhecido na Europa, devido aos custos elevados do transporte da Ásia.

Acessórios

Outros acessórios podem ser adicionadas durante os processos de fabricação ou montagem. Muitos capacetes vêm com viseiras destacáveis. Alguns têm  luzes, alto-falantes, dispositivos de comunicação, protectores auriculares, capas de ventilação e muito mais.

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